Winston Churchill: O Líder Militar que Encontrou Refúgio na Pintura

29-12-2024
Winston Churchill a pintar “Câmara de Lobos, The Fishing Port of Madeira”
Winston Churchill a pintar “Câmara de Lobos, The Fishing Port of Madeira”

Winston Churchill é conhecido pela sua liderança durante a Segunda Guerra Mundial, mas poucos sabem que ele encontrou refúgio na pintura. Esta paixão nasceu em 1915, após um revés político, e acompanhou-o até ao fim da vida.

Para Churchill, a pintura era uma "grande salvação", especialmente durante os anos sombrios da guerra. As suas paisagens, vibrantes e serenas, contrastavam com o caos do conflito e ajudavam-no a aliviar o stress.

"Tower of the Koutoubia Mosque", Pintura de Winston Churchill
"Tower of the Koutoubia Mosque", Pintura de Winston Churchill

Uma das suas obras mais famosas, "A Torre da Mesquita de Koutoubia", pintada após a Conferência de Casablanca em 1943, simbolizando uma "guerra meditativa" que procurava beleza em tempos de adversidade. Em 2011, Brad Pitt adquiriu a pintura, por 2,95 milhões de dólares, presenteando-a a Angelina Jolie. Em março de 2021, Jolie vendeu a obra por 11,5 milhões de dólares num leilão da Christie's em Londres, estabelecendo um recorde para uma pintura de Churchill.

Churchill também pintou as paisagens da Madeira durante uma visita em 1950, capturando a serenidade da ilha. Este hobby revelou um lado humano e criativo de um homem frequentemente associado à estratégia e à política.